EIIL condena em vídeo os principais líderes islamitas marroquinos

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2014 11h12

Rabat, 25 jun (EFE).- A organização extremista Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL) condenou em um vídeo que circula no YouTube as principais figuras islamitas marroquinas de várias tendências, assim como personalidades políticas.

No vídeo, supostamente postado pelo EILL no YouTube, aparecem imagens principalmente de Omar Haduchi, destacado xeque salafista marroquino que foi indultado em 2012 após ser condenado no marco da Lei Antiterrorista e que se manifestou contra a jihad na Síria e Iraque.

Sobre as imagens aparecem comentários escritos supostamente pelo EIIL, no qual denunciam Haduchi por seu trabalho na hora de “desanimar as massas de jovens que emigram para fazer a jihad no Sham (nome que os salafistas dão à Síria)”.

Além disso, o vídeo critica com uma linguagem religiosa outros destacados islamitas como o já falecido Abdel Salam Yassin (fundador do semi-tolerado movimento Justiça e Caridade) e o atual ministro da Justiça Mustafá Ramid, um destacado líder do islamita Partido Justiça e Desenvolvimento, que é qualificado de “ministro de injustiça”.

Também são vertidas críticas a notórias personalidades políticas, qualificadas de “líderes do ateísmo e a heresia” ou “comunistas”.

O salafista Abdelwahab Rafiqi, também libertado em 2012 e criticado nessa gravação, disse que o conteúdo do vídeo equivale a uma “autorização de derramamento do meu sangue”.

Por sua parte, outro salafista chamado Hassan Kettani criticou duramente o vídeo preparado, segundo ele por “um grupo de jovens com mentes podres”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.