Eleições terminam nos EUA com fechamento dos centros de votação no Alasca

  • Por Agencia EFE
  • 05/11/2014 05h22
  • BlueSky

San Francisco (EUA), 4 nov (EFE).- As eleições legislativas que concederam ao Partido Republicano o controle do Senado e da Câmara dos Representantes terminaram nesta terça-feira nos Estados Unidos após o fechamento das últimas zonas eleitorais, no Alasca, às 21h locais (4h de Brasília da quarta-feira).

O Alasca foi o último estado do país a fechar os centros de votação.

O fechamento aconteceu quando já se conheciam praticamente todos os resultados no resto do país e quando já estava confirmado que os republicanos conquistaram o controle do Senado.

Desde o início da campanha eleitoral, se especulou que o Alasca poderia ser um dos estados que desequilibraria a balança entre democratas e republicanos para o controle do Senado, já que os dois candidatos no Alasca apareciam empatados em quase todas as pesquisas.

No entanto, o Partido Republicano obteve com folga o controle do Senado antes do fechamento das zonas eleitorais no Alasca, com vitórias em outros estados também considerados chave, como Arkansas, Dakota do Sul, Montana, Virgínia Ocidental, Colorado, Carolina do Norte e Iowa.

Agora resta saber o resultado no Alasca, que pode aumentar ainda mais o domínio republicano no Senado ou, pelo contrário, dar uma das poucas alegrias da noite para os democratas.

Também se conhecerá durante as próximas horas se o Alasca se transformará no quarto estado a legalizar o uso de maconha recreativa.

Se a medida for aprovada no Alasca, o estado se juntará ao Oregon e ao Distrito de Columbia, onde fica a capital federal, Washington, cujos eleitores aprovaram hoje o consumo e o cultivo de maconha. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.