Embratur está “enferrujada” e precisa ser reformatada, diz ministro do Turismo

  • Por Agência Brasil
  • 21/01/2015 13h59

O ministro do Turismo, Vinícius Lages, disse hoje (21) que o Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) precisa ser “reformatado” nos próximos quatro anos. Segundo ele, a Embratur se tornou “uma autarquia enferrujada” por falta de articulação com outros setores.

“A Embratur é hoje uma agência de promoção do Brasil, uma autarquia, que está enferrujada na sua capacidade de cuidar da própria governança”, disse.

Conforme disse, a Embratur “não tem uma articulação com o [setor] privado, nem metas. O esforço, o investimento feito é incipiente”.

Lages usou como exemplo a presença de servidores do instituto no exterior: “99% dos servidores da Embratur vivem no Brasil. Ela só tem 13 pessoas terceirizadas em alguns países. Quer dizer: a nossa presença é insignificante para um país continental que tem um potencial enorme e pode atingir números muito maiores”.

Um dos pontos que precisa ser mudado, na visão do ministro, é a integração do planejamento turístico com outras plataformas de negócios, como a gastronomia ou a moda, promovendo o país de forma mais abrangente. “O turismo não pode mais atuar de forma isolada, promovendo apenas o turismo e não envolvendo outros negócios”, disse.

Segundo o ministro, medidas necessárias para reformular a Embratur estão sendo discutidas. Acrescentou que as medidas devem se adequar aos ajustes orçamentários do governo federal.

O ministro do Turismo participou de uma reunião com o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, na manhã de hoje (21), para tratar da integração de ações visando aos Jogos Olímpicos de 2016.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.