Empresas investem nas redes sociais para interação maior com o consumidor

  • Por Jovem Pan
  • 09/04/2014 08h39

Para se aproximar ainda mais dos clientes, empresas investem nas redes sociais e o trabalho do analista se torna cada vez mais valorizado. O canal ganhou atenção das marcas pela interação e o envolvimento com o consumidor, que é maior do que em outras mídias.

Essa intimidade exige mais atenção com o internauta e suas demandas, por isso, as companhias tem investido na contratação de analistas. A diretora de atendimento da consultoria Bites, Erika Dias, explicou que esse profissional é alguém conectado e claro na sua comunicação.

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Umas das ações mais importantes da marca que está nas redes sociais é a produção de conteúdo voltado para o seu público-alvo. Para o professor de marketing digital da ESPM do Rio de Janeiro, Eduardo Barbato, esse também é o calcanhar de aquiles das empresas brasileiras.

Mais do que a interação, o mapeamento e a interpretação do que é publicado nas redes sociais se tornaram fundamentais para as empresas. O diretor da empresa de monitoramento web R18, Rodrigo Arrigoni, disse ao repórter Carlos Aros que o mais difícil é traduzir esses dados com precisão.

Outra função desenvolvida para as redes sociais é a de canal de Serviço de Atendimento ao Cliente. Hoje, o SAC 2.0 que, além das redes, inclui email, chat e outros canais, responde por 50% do tráfego de atendimento aos clientes no Brasil.