Encontro de Reitores Universia terá nova edição em 2018 em Salamanca

  • Por Agencia EFE
  • 29/07/2014 14h21

Rio de Janeiro, 29 jul (EFE).- O IV Encontro Internacional de Reitores Universia será realizada em 2018 na cidade de Salamanca, na Espanha, anunciou nesta terça-feira o presidente do Banco Santander, Emilio Botín, durante o encerramento da terceira edição da conferência.

A conferência a ser realizada em Salamanca coincidirá com o oitavo centenário da fundação da universidade da cidade, disse Botín durante a conferência realizada no Rio de Janeiro, sede da terceira edição do encontro.

O primeiro Encontro Internacional de Reitores Universia, presidido pelo rei Juan Carlos e que reuniu cerca de 500 reitores, foi realizado em 2005 na cidade espanhola de Sevilha, enquanto o segundo foi realizado em Guadalajara, no México.

Na ocasião, a conferência foi inaugurada pelo então presidente Felipe Calderón e contou com cerca de 900 reitores e representantes de universidades ibero-americanas.

Sob o lema “A universidade do século XXI. Uma reflexão Ibero-Americana”, a edição deste ano começou na última segunda-feira e encerrou suas atividades hoje, reunindo 1.103 reitores de 33 países no Rio de Janeiro. A terceira edição do encontro foi inaugurada por Botín e pela Secretaria-Geral Ibero-Americana, Rebeca Grynspan.

Durante a conferência foram assinados aproximadamente 40 acordos de colaboração entre universidades de diferentes países, além da realização de 72 reuniões bilaterais entre os centros educativos e dez debates sobre o futuro do ensino superior.

A Universia, a maior rede mundial de universidades de língua hispana e portuguesa e que conta com patrocínio do Banco Santander, é integrada por 1.290 instituições de educação superior de 23 países ibero-americanos. EFE

mp/fk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.