Enviado dos EUA se reuniu com delegados de governo colombiano e Farc em Cuba

  • Por Agencia EFE
  • 01/03/2015 18h29
  • BlueSky

Havana, 1 mar (EFE).- O enviado especial dos Estados Unidos para o processo de paz da Colômbia, Bernard Aronson, está em Havana, onde se reuniu neste fim de semana, separadamente, com os delegados do governo de Juan Manuel Santos e com os das Farc, confirmou à Agência Efe uma fonte próxima à negociação.

Aronson, um veterano diplomata que foi nomeado enviado para o processo há algumas semanas pelo presidente americano, Barack Obama, se reuniu no sábado com a equipe de negociadores do governo colombiano após sua chegada à capital cubana.

O enviado especial americano também já se reuniu com os representantes da guerrilha Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Antes de viajar à ilha, Aronson esteve em Bogotá, onde se encontrou com o presidente colombiano, Juan Manuel Santos, na quinta-feira. Eles conversaram sobre as negociações do Executivo com as Farc em Cuba, de acordo com relatórios oficiais.

Santos considerou “muito importante” a nomeação de Aronson e disse que é um “sinal claríssimo” do governo dos Estados Unidos de “seu compromisso” com o processo de paz.

As Farc cumprimentaram na semana passada a designação do enviado especial americano e consideraram que é “uma necessidade, levando em conta a presença e incidência permanente que os Estados Unidos tem na vida política, econômica e social da Colômbia”.

A viagem de Aronson a Havana faz parte do 33º ciclo de negociações iniciado na quarta-feira, no qual as delegações também tiveram reuniões com o ex-secretário geral da ONU Kofi Annan, na sexta-feira.

Neste novo ciclo dos diálogos de paz, as partes abordaram reparação das vítimas e as propostas para o fim das hostilidades e a desmobilização da guerrilha.

Após quase 27 meses de conversas na ilha, o governo e as Farc chegaram a acordos preliminares em três dos cinco temas da agenda: terras e desenvolvimento rural, participação política e drogas e cultivos ilícitos. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.