“Era o momento de tentar algo novo com Cuba”, diz Obama a Raúl Castro

  • Por Agencia EFE
  • 11/04/2015 18h15

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, explicou neste sábado (11) ao líder cubano, Raúl Castro, que “era o momento” de seu país tentar “algo novo” na relação com Cuba porque a política anterior não funcionou, durante a histórica reunião que realizaram no Panamá no marco da Cúpula das Américas.

A esperada reunião, a primeira entre dois presidentes de ambos países em mais de meio século, aconteceu em uma pequena sala dentro do Centro de Convenções Atlapa do Panamá, onde está sendo realizada a VII Cúpula das Américas com a presença dos 35 países do continente, inclusive Cuba, pela primeira vez na história.

Obama e Castro estavam sentados um ao lado do outro, em um formato similar ao usado quando o líder americano recebe um presidente estrangeiro no Salão Oval.

É uma reunião “histórica”, admitiu o próprio Obama, que reconheceu também que a história entre os dois países é “complicada”.

“Agora estamos em condições de avançar no caminho para o futuro”, ressaltou o presidente americano.

Segundo Obama, a maioria dos americanos e também dos cubanos respondeu de forma positiva ao anúncio para a normalização diplomática que ele e Castro fizeram em dezembro do ano passado.

“Com o tempo é possível que possamos virar a página e desenvolver uma nova relação entre nossos dois países”, ressaltou Obama.

A reunião de hoje entre Obama e Castro esteve precedida de uma conversa telefônica na quarta-feira passada e que esteve centrada em revisar o processo para a restituição das relações diplomáticas bilaterais, que deve levar à reabertura de embaixadas em Washington e Havana.

Essa abertura, para a qual ainda não há data, também foi tratada na reunião de três horas que realizaram na quinta-feira no Panamá o secretário de Estado americano, John Kerry, e o chanceler da ilha, Bruno Rodríguez, que até hoje tinha sido o contato do mais alto nível diplomático entre Estados Unidos e Cuba desde 1958. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.