Erro da Previdência Social vai obrigar 400 mil aposentados a fazer retificação do IR

  • Por Jovem Pan
  • 22/04/2014 08h20

Um erro da Previdência Social vai obrigar mais de 400 mil aposentados a fazer a retificação do Imposto de Renda. O problema foi registrado no valor apontado no informe de rendimentos emitido pelo INSS, que trouxe um total acima do recebido pelos beneficiários.

Quem tem mais de 65 anos e recebe aposentadoria acima de R$ 1.710 e já entregou a declaração precisará fazer a correção do valor. O supervisor nacional do Imposto de Renda, Joaquim Adir, afirmou à repórter Kátia Brigolini que a melhor alternativa é fazer o quanto antes a retificadora.

*Ouça os detalhes no áudio

O consultor Tributário Antônio Carlos Bordin lembrou que a única forma deste contribuinte não cair na malha fina é fazer a retificadora. Ele explicou ao repórter Anderson Costa que, se a correção for feita até 30 de abril, é possível alterar até o tipo de desconto.

Caso a retificadora seja entregue após o fim do prazo da declaração, o contribuinte deverá permanecer com o mesmo formulário. O último balanço da Receita Federal apontou que somente 11,5 milhões de declarações das cerca de 27 milhões foram entregues.

 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.