Erupção de vulcão nas Filipinas causa evacuação de mais de mil pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 15h27

Manila, 7 mai (EFE).- As autoridades filipinas evacuaram nesta quinta-feira 1.102 pessoas após a erupção do vulcão Bulasan durante a madrugada, que lançou uma coluna de cinzas durante cerca de 3,5 minutos que alcançou os 250 metros de altura.

O escritório provincial de Sorsogon de resposta aos desastres naturais detalhou ao jornal local “Inquirer” que todos os evacuados são moradores de Cogon, uma das aldeias que crescem próxima à montanha de 1.565 metros sobre o nível do mar e situada cerca de 250 quilômetros ao sudeste de Manila.

Os evacuados foram instalados temporariamente no Instituto Nacional Gallanosa, no bairro de São Pedro.

“Cogon é a zona mais afetada por causa da direção do vento”, explicou o diretora da citada escritório, Ghraben Dimaano.

Os especialistas da agência nacional de vulcanologia declararam o alerta número um, que estabelece um comportamento anormal do vulcão e prevê a possibilidade de mais eruções, e impuseram uma zona de segurança de nove quilômetros de raio ao redor da cratera.

As autoridades temem, além disso, que as precipitações anunciadas para amanhã na zona causem inundações e deslizamentos de terra.

A de ontem a noite foi a segunda erupção de Bulusan em maio, após a sofrida no Dia dos Trabalhadores e na qual também lançou outra coluna de cinzas durante cerca de cinco minutos.

O arquipélago filipino fica sobre uma zona de intensa atividade sísmica inscrita dentro do chamado “Anel de fogo do Pacífico”, e dispõe de 23 vulcões ativos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.