Espanha confirma segundo caso de má-formação cerebral por zika

  • Por EFE
  • 06/06/2016 10h01
Cynthia Goldsmith / CDC Imagem de microscópio eletrônico do vírus da zika (pontos pretos) em tecido humano

O Ministério espanhol de Saúde confirmou, nesta segunda-feira (6), a existência de um segundo caso de má-formação cerebral no feto de uma grávida, infectada na América Latina, pelo vírus da zika.

Trata-se uma mulher residente de um país latino-americano que viajou à Espanha, onde apresentou sintomas da doença enquanto estava no primeiro trimestre da gestação.

No segundo trimestre deste ano, foram detectaras más-formações cerebrais no feto e, depois, a moça, de quem não foram dados detalhes, “solicitou a interrupção voluntária da gestação”.

O primeiro caso foi divulgado, em 5 de maio último, na região da Catalunha (nordeste espanhol), com uma mulher que teria sido infectada após viagem à América Latina e que teve más-formações cerebrais importantes detectadas no feto, no segundo trimestre de gravidez.

Neste caso catalão, a moça decidiu seguir com a gestação.

No Relatório sobre a Avaliação rápida do risco de transmissão de doença pelo vírus zika na Espanha, publicada pelo Ministério da Saúde do país, no passado 30 maio, tinham sido notificado 140 casos importados de infecção (132 confirmados e 8 prováveis) entre os quais, 21 eram em grávidas.

Segundo o documento, os fetos de duas destas pessoas apresentaram “anomalias congênitas relacionadas com uma causa infecciosa”. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.