Espanha repatriará até amanhã 115 espanhóis que estavam no Nepal

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2015 10h52

Nova Délhi, 28 abr (EFE).- A Espanha repatriará entre terça-feira e quarta-feira, desde Nova Délhi, 115 cidadãos que foram evacuados nas últimas horas do Nepal após o terremoto que arrasou o país no sábado, anunciou hoje o ministro espanhol de Relações Exteriores, José Manuel García-Margallo.

No total, 127 espanhóis foram evacuados do Nepal rumo a Nova Délhi, de onde oito já partiram e hoje mais quatro voltarão ao seu país de origem, todos eles por seus próprios meios, explicou o ministro.

Entre os cidadãos que ficaram na Índia, 44 viajarão nesta noite no Airbus 310 da Força Aérea Espanhola que retornará a Madri, ao lado do chefe da diplomacia espanhola, depois da visita que fez à Índia e que prolongou para coordenar as tarefas de evacuação e repatriação.

Outros 71 espanhóis deixarão o país amanhã no avião que o governo fretou para a repatriação, informou.

O avião possui 200 lugares e sairá nas próximas horas desde Madri rumo a Nova Délhi.

O ministro explicou que a Espanha vai convocar em Nova Délhi o embaixador da União Europeia, o representante da Letônia -país que ostenta a presidência rotativa- e os embaixadores da América Latina para oferecer os lugares que estão livres nesse avião.

O chefe da diplomacia espanhola informou, além disso, que deu instruções ao diretor-geral da ONU e Direitos Humanos do Ministério para que o mais breve possível proponha na Assembleia das Nações Unidas a adoção de uma declaração de solidariedade com o Nepal.

“É justo que a comunidade internacional se dê conta da magnitude do desastre no Nepal e que ajudemos. É nossa responsabilidade como membros do Conselho da Segurança da ONU e vamos fazer”, acrescentou García-Margallo.

O ministro agradeceu aos meios de comunicação espanhóis pelo trabalho que permitiu, disse, “levar tranquilidade às famílias espanholas”. “Foram extraordinariamente generosos no tratamento das operações de evacuação e repatriação”, destacou. EFE

bal/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.