Espanhola Gowex pede reunião com credores após admitir fraude em balanço

  • Por Agencia EFE
  • 06/07/2014 14h19

Madri, 6 jul (EFE).- A empresa espanhola de redes wifi Gowex pediu neste domingo reunião de credores após o presidente, Jenaro García, apresentar sua renúncia ao cargo e ter admitido a falsidade das contas da companhia pelo menos nos últimos quatro anos.

O Conselho de Administração da sociedade pediu o encontro voluntário de credores, segundo um comunicado remitido na madrugada ao mercado alternativo da bolsa (MAB) espanhol, “diante da previsão de que a sociedade não possa combater suas dívidas correntes no vencimento”.

O grupo Gowex levou o modelo de wifi gratuito a mais de 80 cidades em quatro continentes.

As incertezas sobre a Gowex, cotada no MAB desde março de 2010, começaram na terça-feira depois que a empresa de autoria Gotham City Research LLC avaliasse em zero as ações da companhia e afirmasse que 90% da receita do grupo “não existem”.

Esta informação, tachada de “manifestamente falsa” inicialmente pela companhia, desabou o valor da ação em 60% em dois dias, até que na manhã de quinta-feira o MAB decidiu suspender a cotação.

Os resultados divulgados pela Gowex para 2013, insistia a companhia em 2 de julho, apontavam para um faturamento de 182,6 milhões de euros, recursos próprios de 94,4 milhões e fluxo de caixa de 54,8 milhões.

A companhia espanhola tinha assinalado que nenhum representante de Gowex tinha se reunido com a equipe da Gotham City e acusou a empresa americana de publicar o relatório “com o objetivo último de prejudicar a imagem da companhia para baixar o preço de seus títulos dentro de uma estratégia de investidores de curto prazo”.

A até agora auditora da Gowex, M&A Auditores, afirmou por sua vez, que as contas eram “reais” e que nunca viram “nada de estranho” nelas, porque caso contrário “teria colocado alguma ressalva”.

No Twitter, o até agora presidente da Gowex, Jenaro García, pediu desculpas após confessar que fraudou as contas da companhia por, pelo menos, quatro anos.

García publicou também que foiu voluntariamente a uma audiência onde confessou a fraude das contas e se mostrou disposto a colaborar com a Justiça e a assumir a responsabilidade pela situação.

“Peço perdão a todos. Sinto de todo coração”, publicou García.

A Comissão Nacional espanhola da Bolsa de Valores (CNMV) abriu uma investigação para determinar se o relatório da Gotham pode constituir uma prática de abuso de mercado.

No meio da polêmica, a associação de investidores ++Asinver++ apresentou uma denúncia na Procuradoria Geral do Estado contra a Gowex, o presidente Jenaro García, a auditoria M&A e sua assessor Ernest&Young por falsificação de informação econômica e de contas anuais e uso de informação relevante. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.