Estado de saúde de enfermeira britânica infectada com ebola é grave

  • Por Agência EFE
  • 03/01/2015 16h38
Reprodução Possíveis novos casos de ebola na Tanzânia não estão sendo comunicados, diz OMS

O estado de saúde da enfermeira britânica infectada com o vírus ebola piorou e agora é “crítico”, apontou neste sábado um comunicado do hospital londrino Royal Free, onde está internada.

Pauline Cafferkey, que retornou há quase uma semana a Glasgow (Escócia) desde Serra Leoa, foi hospitalizada no Royal Free na terça-feira para receber tendimento especial.

Segundo uma nota da unidade de saúde, o estado de Pauline se deteriorou nos últimos dois dias.

enfermeira chegou no domingo a Glasglow após um voo que fez escala em Casablanca (Marrocos) e no aeroporto londrino de Londres, onde foi permitida sua viagem à Escócia apesar de comunicar para as autoridades que se sentia mal.

Há poucos dias, os médicos do hospital informaram que Pauline começou a receber um tratamento experimental elaborado com plasma sanguíneo de sobreviventes da doença.

A doente é funcionária do Serviço Nacional de Saúde (NHS, por sua sigla em inglês) e trabalhava em Serra Leoa com a organização humanitária “Save the Children”.

O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, afirmou neste sábado pelo Twitter que seus “pensamentos e rezas estão com a enfermeira Pauline Cafferkey, cujo estado é crítico”.

O ministro britânico da Saúde britânico, Jeremy Hunt, afirmou em um breve comunicado que a paciente recebe o “melhor tratamento possível” e também expressou solidariedade com “a enfermeira e seus amigos neste momento difícil”.

A ministra principal da Escócia, Nicola Sturgeon, disse que pensa em Cafferkey e sua família neste momento “tão angustiante” e agradeceu a dedicação dos médicos que a atendem.

Este é o segundo caso britânico de ebola, após o do enfermeiro William Pooley, que contraiu o vírus em agosto enquanto trabalhava em Serra Leoa, mas se recuperou após ser repatriado a Londres para receber tratamento no hospital Royal Free.

Em virtude dos protocolos em vigor no Reino Unido, qualquer pessoa que seja diagnosticada com ebola deve ser transferida à unidade de isolamento preparada especialmente no hospital Royal Free da capital britânica o mais rápido possível.

Segundo as autoridades da área de saúde britânicas, esta unidade conta com todas as instalações e pessoas capacitadas para assegurar que o paciente recebe o melhor dos cuidados.

Os analistas especificaram que o contágio do ebola é maior quando surgem os sintomas.

O ebola -cujos primeiros sintomas são febre, dores musculares, cansaço e dor de cabeça- causou a morte de quase oito mil pessoas na África Ocidental desde que o surto começou há um ano.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) indicou que o número de pessoas infectadas em Serra Leoa, Libéria e Guiné superou o número de 20 mil

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.