Estados atingidos pela seca e governo federal criam grupo de trabalho

  • Por Agencia EFE
  • 19/02/2014 19h42

São Paulo, 19 fev (EFE).- Após reunião com representantes do Governo Federal nesta quarta-feira, secretários de estados atingidos pela seca – Minas Gerais, Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas – selaram um acordo para a criação de uma comissão que vai elaborar ações de contenção do impacto da seca em suas respectivas regiões.

“A partir dessa comissão, a Conab e a Emater vão analisar a evolução das perdas e se as chuvas dos próximos dias vão aumentar ou resolver os índices de perda, e a partir daí contruiremos propostas para os produtores”, declarou hoje à Efe o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Zé Silva.

O encontro com o Ministro da Agricultura, Antônio Andrade, e com o secretário da Agricultura Familiar do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Valter Bianchini, havia sido anunciado no início da semana junto com sete estados no total, mas três secretários faltaram.

A comissão é formada ainda pela Federação do Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), Organização das Cooperativas de Minas Gerais (Ocemg), União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), além dos ministérios da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário.

Entre as propostas apresentadas estão a renegociação das dívidas de agricultores e pecuaristas, a disponibilidade de grãos para alimentação animal dos estoques governamentais a preços subsidiados para criadores de animais, investimentos em barragens e cisternas e a revisão e ampliação dos programas de seguro agrícola.

De acordo com a Secretaria de Agricultura de Minas Gerais, levantamentos preliminares feitos pela Emater-MG estimam perdas de 70,4 mil toneladas de feijão (11% da safra mineira) e de 1,5 milhão de toneladas de milho (21% da safra), principal cultivo da região. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.