Estados Unidos testam míssil intercontinental na costa do Pacífico

  • Por Agencia EFE
  • 23/03/2015 18h11
  • BlueSky

Washington, 23 mar (EFE).- A Força Aérea dos Estados Unidos lançou nesta segunda-feira um míssil balístico intercontinental (ICBM, sigla em inglês) capaz de transportar ogivas nucleares no litoral da Califórnia para um exercício de rotina, informaram fontes oficiais.

O lançamento do foguete Minuteman III foi feito com sucesso a partir da base aérea de Vandenberg, um dia depois da data inicialmente prevista.

A Força Aérea americana exibiu em um vídeo disponível no YouTube (através do link http://bit.ly/1xrSVfE) o lançamento deste armamento estratégico em uma das bases que faz parte da rede de defesa nuclear do país.

“Apesar de os lançamentos de ICBM a partir da base de Vandenberg parecerem rotineiros, cada um deles requer um tremendo esforço e atenção total para avaliar de maneira precisa as capacidades atuais da força dos mísseis balísticos intercontinentais”, explicou Keith Balts, porta-voz da base aérea.

O míssil testado na madrugada de hoje foi transferido da base F.E. Warren, em Wyoming, um dos recintos militares americanos que, junto com outros em Montana e Dakota do Norte, fazem parte do sistema de dissuasão nuclear desde a Guerra Fria. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.