Estudantes de São Paulo avaliam tema da redação como positivo

  • Por Agência Brasil
  • 25/10/2015 19h38
Divulgação MEC divulga tema da redação do Enem 2015

Alguns candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) que prestaram a prova na Universidade Mackenzie, centro da capital paulista, começaram a sair das salas logo após o término do tempo mínimo de permanência no local. Eles avaliaram como positivo o tema da redação, que este ano foi a violência contra a mulher, por ser um assunto muito comentado na imprensa.

Segundo o estudante Victor Vinícius, 20, esse segundo dia de prova foi mais puxado devido à redação. “Eu achei o tema da redação interessante, é um tema atual e traz um problema que está explícito na sociedade”, disse. Para compor o texto, ele contou que se baseou em dois pontos principais: o sistema de punição para o agressor e a difusão da mensagem dos direitos da mulher.

Daniel Rodrigues, 16, achou o tema da redação fácil. Ele contou que acompanha bastante os jornais e utilizou o conhecimento que adquiriu pela imprensa, além de o texto passado na própria prova ter ajudado também. “A ideia que os homens têm sobre as mulheres eu acho que são erradas”, disse. De acordo com o estudante, as mulheres sofrem preconceitos pelo modo como se vestem, por exemplo.

Para Edvania Caroline, 19, a prova de hoje estava mais difícil que ontem, mas a redação ela achou fácil. “É um tema bem polêmico. Eu falei coisas que eu vejo no dia a dia, em que muitas mulheres são agredidas”, disse.

Em todo o estado de São Paulo, 1,2 milhão de alunos se inscreveram para a prova, de acordo com o Ministério da Educação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.