EUA entram em estado de emergência por furacão Matthew

  • Por Estadão Conteúdo
  • 05/10/2016 21h57
EPA/NOAA/EFE Furacão Mathew

Autoridades do Centro Nacional de Furacões, nos Estados Unidos, alertaram que o furacão Matthew segue em direção à costa da Flórida, devendo se aproximar do local entre quinta-feira e sábado. O instituto prevê que a tempestade vá para o leste, em seguida, na direção do Atlântico, desviando-se da costa americana.

Os governos dos estados da Flórida, Geórgia e Carolina do Norte e do Sul declararam estado de emergência. Os deslocamentos em massa irão continuar nas comunidades litorâneas da Carolina do Sul. O governo fechou escritórios e escolas em quase todo o estado, e orientou a população a se distanciar da costa em no mínimo 100 milhas. Ao todo, 250 mil pessoas deverão ser realocadas.

As companhias aéreas americanas expandiram a lista de aeroportos sob risco de serem afetados pela tempestade. Ao mesmo tempo, as empresas trabalham para restabelecer o serviço no Caribe.

O furacão perdeu força e velocidade ao passar pelo Haiti e o leste de Cuba. No entanto, enquanto se aproxima das Bahamas, poderá adquirir maiores dimensões. Pelo menos 11 pessoas morreram em consequência dos desastres provocados pela tempestade no Caribe. Entre elas, cinco foram no Haiti.

O instituto alerta que, embora não seja possível prever o impacto do furacão no restante da região, praias e atividades costeiras devem ser evitadas entre amanhã e todo o fim de semana Fonte: Dow Jones Newswires.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.