EUA espionaram servidores de empresa chinesa, diz o “The New York Times”

  • Por Agencia EFE
  • 22/03/2014 17h03

Nova York, 22 mar (EFE).- A Agência Nacional de Inteligência (NSA) dos Estados Unidos teve acesso aos servidores da gigante tecnológica chinesa Huawei, que Washington considerou nos últimos anos como uma ameaça para a segurança, segundo afirmou neste sábado o jornal The New York Times.

A informação, publicada na edição digital do jornal, cita como fonte documentos facilitados pelo ex-analista da CIA Edward Snowden.

Segundo esta publicação, a NSA penetrou nos servidores da Huawei em sua sede de Shenzhen, na China, obtendo informações sobre as operações da empresa e controlando as comunicações de seus diretores.

Um dos objetivos da operação, batizada de “Shotgiant”, era tentar localizar possíveis vínculos entre a Huawei e o Exército Popular de Libertação, segundo um documento datado em 2010.

Os planos, no entanto, iam além e passavam também por explorar a tecnologia da empresa para poder controlar comunicações em seus aparatos exportados a outros países, afirma o The New York Times.

“Muitos de nossos objetivos se comunicam com produtos produzidos pela Huawei”, assinala o documento da NSA citado pelo jornal, que acrescenta: “Queremos assegurar que sabemos como explorar estes produtos” para “conseguir acesso às redes de interesse”.

Nos últimos anos, os EUA acusaram em várias ocasiões a China de atos de ciberespionagem e roubo de dados de empresas do país.

Além disso, as autoridades americanas trataram de frear a expansão da Huawei e outras empresas chinesas em seu território, alegando que ameaçam a segurança nacional.

Assim assinalava um relatório do Congresso aprovado em 2012, que recomendava ao governo não utilizar produtos da companhia e pedia às empresas americanas não se associar com ela ao considerar que poderia oferecer uma porta à espionagem chinesa.

O movimento produziu então um forte conflito entre Washington e Pequim. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.