EUA já liberaram importação de carne bovina do Brasil sem tarifas, diz Marfrig

  • Por Reuters
  • 22/06/2015 13h37
Trabalhadores em abatedouro do grupo Marfrig em Promissão, em São Paulo. 07/10/2011 REUTERS/Paulo Whitaker REUTERS/Paulo Whitaker Trabalhadores em abatedouro do grupo Marfrig em Promissão

Os Estados Unidos já liberaram uma cota de carne bovina que poderá ser exportada pelo Brasil sem tarifas, disse nesta segunda-feira o principal executivo da empresa de alimentos Marfrig, em referência ao processo de abertura do mercado norte-americano aos brasileiros.

“As duas principais questões… já foram confirmadas: habilitação e a cota livre de tarifas”, disse o diretor-presidente da Marfrig, Martin Secco Arias, em conferência com jornalistas.

As aguardadas exportações de carne bovina não processada do Brasil para os Estados Unidos devem começar a ocorrer em agosto, estimou na semana passada a ministra da Agricultura, Kátia Abreu.

O anúncio do comércio inédito de carne bovina “in natura” do Brasil para os EUA deverá ser feito durante a visita da presidente Dilma Rousseff a Washington no fim deste mês.

Secco não quis detalhar as informações.

A abertura do mercado norte-americano e também o da China são importantes apostas da Marfrig para alavancar os negócios de sua unidade de bovinos na América do Sul, a Marfrig Beef, após vender para a JBS sua unidade europeia Moy Park.

Em relação ao mercado chinês, que teve sua reabertura oficializada em maio, a Marfrig espera ampliar de duas para quatro as unidades autorizadas para embarque.

Uma comitiva chinesa está no Brasil esta semana, vistoriando abatedouros, inclusive da Marfrig, comentou Secco.

“O processo (de abertura da China) não é na velocidade que gostaríamos, mas é um processo seguro e que vai trazer resultados muito positivos para a operação de carne bovina”, disse o executivo.

As ações da companhia chegaram a subir quase 15% nesta segunda-feira. Às 12h46, operavam em alta de cerca de 9%.

(Por Gustavo Bonato)

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.