EUA negam ter cooperado com governo da Síria em ataques contra EI

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h23

Washington, 23 set (EFE).- O Departamento de Estado dos EUA negou nesta terça-feira qualquer tipo de coordenação ou notificação em nível militar ao governo do presidente sírio, Bashar al Assad, antes ou durante os ataques contra alvos do grupo jihadista Estado Islamico (EI) na Síria.

“Não coordenamos nossas ações com o governo sírio. Não fizemos nenhuma notificação prévia em nível militar, nem demos indicação alguma sobre o momento do ataque ou alvos específicos”, disse por meio de comunicado a porta-voz do órgão, Jen Psaki.

Na noite de segunda-feira, os Estados Unidos atacaram pela primeira vez as principais concentrações do Estado Islâmico (EI) na Síria, em parceria com cinco nações árabes e utilizando destróieres, caças e bombardeiros.

Os EUA, que apoiaram a oposição moderada ao governo de Al- Assad nesses três anos de guerra civil na Síria, advertiram a capital Damasco que não ataque os aviões da coalizão formada contra o EI, grupo jihadista sunita que também se opõe ao regime sírio.

No entanto, Psaki indicou que a missão síria foi informada às Nações Unidas pela embaixadora Samantha Power desde que o presidente americano, Barack Obama, anunciou que os ataques contra fortificações do EI na Síria fariam parte da estratégia para acabar com o grupo jihadista.

“Não requereremos a permissão do regime sírio”, acrescentou Psaki. Desde a noite da segunda-feira, EUA e aliados realizaram um total de 14 rodadas de ataques no território sírio. Todos os pilotos que participaram dos ataques abandonaram a zona de bombardeios sem incidentes, indicou o Pentágono. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.