EUA prosseguem “com sucesso” com bombardeios seletivos no norte do Iraque

  • Por Agencia EFE
  • 11/08/2014 14h42

Washington, 11 ago (EFE).- Os Estados Unidos informaram nesta segunda-feira que foi realizado um novo ataque aéreo contra posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) perto da cidade de Erbil, no norte do Iraque, dentro da campanha anunciada pelo presidente Barack Obama.

Segundo o Comando Central Militar dos EUA, encarregado pelo Oriente Médio, foi realizado “com sucesso” um ataque aéreo para “defender as forças curdas perto de Erbil, onde se encontram pessoal e cidadãos americanos”.

“Vários aviões de combate americanos impactaram e destruíram vários veículos que faziam parte de um comboio do EI que se deslocava para atacar a forças (milícia curda) peshmergas que defendem Erbil”, de acordo com um comunicado.

O ataque faz parte de uma série de bombardeios seletivos iniciados na sexta-feira pelos EUA para deter o avanço de EI, que luta há dois meses no norte do Iraque para ampliar seu declarado “califado” e que se aproxima de Erbil, a capital da região autônoma iraquiana do Curdistão.

No sábado, Obama afirmou que os ataques seletivos estavam sendo bem-sucedidos, mas advertiu que seu governo não pode se responsabilizar pela situação e insistiu que os iraquianos devem assumir a liderança para resolver a crise.

Segundo a imprensa americana, os Estados Unidos começaram a fornecer armamento diretamente para os peshmergas por meio do governo iraquiano em Bagdá, através de entregas da CIA (agência de inteligência americana) que incluem armas pequenas e lança-granadas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.