EUA vão aumentar a cooperação com a França após atentados em Paris, diz Kerry

  • Por Agência Estado
  • 17/11/2015 17h00
Secretário americano John Kerry visita réplica do barco do tenente James Cook HMS Endeavour em Sidney EFE Secretário americano John Kerry visita réplica do barco do tenente James Cook HMS Endeavour

O secretário de Estado dos Estados Unidos, John Kerry, reuniu-se com o presidente da França, François Hollande, para demonstrar solidariedade pelos ataques da última sexta-feira, 13. Ele disse que o mundo civilizado precisa aumentar os esforços para combater o Estado Islâmico ao perseguir o grupo e o seu núcleo. 

Ao lado de Hollande no Palácio do Eliseu, Kerry disse que os atentados na capital francesa – junto com os ataques no Egito, Líbano, e Turquia – deixaram claro que mais pressão precisa ser exercida sobre os jihadistas. 

“Minha sensação é que todo mundo entende que nós precisamos aumentar nossos esforços para atingi-los no núcleo onde estão planejando essas coisas e também, obviamente, fazer mais nas fronteiras, em termos de circulação de pessoas”, disse Kerry. “O nível de cooperação não podia ser maior. Nós concordamos em trocar mais informações e eu estou convencido de que, no decorrer das próximas semanas, o Estado Islâmico vai sentir uma pressão maior”, acrescentou. 

Hollande pretende visitar Washington na próxima semana para se encontrar com o presidente dos EUA, Barack Obama e discutir a expansão das cooperações no combate ao Estado Islâmico e na crise da Síria. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.