Exército da Nigéria diz ter arrebatado do Boko Haram a cidade de Baga

  • Por Agência EFE
  • 22/02/2015 07h09

O Exército da Nigéria assegurou ter arrebatado do Boko Haram a cidade de Baga, no nordeste do país, que há mais de um mês sofreu o ataque mais letal e destrutivo realizado pelo grupo jihadista. “As tropas recuperaram Baga esta tarde após um intenso combate com os terroristas. Muitas baixas”, informou o Exército nigeriano no final da noite de ontem através de sua conta oficial no Twitter.

Posteriormente, o porta-voz do Exército, Chris Olukolade, explicou em comunicado que um grande número de terroristas tinham morrido afogados no lago Chade após fugir do “intenso” bombardeio das forças aéreas nigerianas para libertar Baga.

Os militares, explicou, também conseguiram retirar as cerca de 1.500 minas terrestres que o Boko Haram tinha colocado na região, e apreenderam várias motocicletas e veículos que pertenciam aos terroristas. A conquista de Baga no dia 7 de janeiro foi uma manobra estratégica da milícia para tomar o controle da zona fronteiriça do estado de Borno, de onde puderam atacar os países vizinhos de Níger, Camarões e Chade com mais facilidade.

Os milicianos atacaram e saquearam a cidade, situada às margens do lago Chade, e não encontraram quase oposição porque as forças de segurança destacadas em uma base militar próxima tinham fugido após outro ataque realizado dias antes. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.