Exército israelense inicia operação terrestre contra Gaza

  • Por EFE
  • 17/07/2014 17h29
EFE Faixa de Gaza nessa quinta-feira (17)

O exército de Israel iniciou nesta quinta-feira uma operação terrestre em Gaza após dez dias de intensos bombardeios aéreos em resposta ao incessante lançamento de foguetes vindos da Faixa de Gaza.

Em comunicado, as Forças Armadas israelenses explicaram que o governo autorizou uma nova fase da ofensiva “Limite Protetor”, que inclui a entrada em cena de tanques e da infantaria posicionados há dias na fronteira.

“Após dez dias de ataques do (movimento islamita) Hamas por terra, mar e ar, e após recusar as ofertas para tranquilizar a situação, o exército israelense decidiu iniciar uma operação terrestre em Gaza”, indica a nota.

“O objetivo das Forças Armadas, definido pelo governo, é estabelecer uma realidade em que os residentes de Israel possam viver em paz e segurança sem que continue o terrorismo indiscriminado, e dando um golpe definitivo à infraestrutura do Hamas”, acrescentou.

A nota explicou que a operação será coordenada pelo Comando do Sul, e incluirá unidades de infantaria, artilharia blindada, artilharia e unidades de inteligência coordenada com a Marinha de Guerra e a Aviação.

A decisão israelense de entrar em Gaza foi tomada após seis horas de cessar-fogo humanitário pedido pela ONU. Logo ao fim do prazo as milícias lançaram mais de uma centena de foguetes contra o centro e o sul de Israel.

Desde então as forças israelenses bombardeiam intensamente a Faixa, onde em dez dias de ataques aéreos mais de 240 pessoas morreram, a maioria civis.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.