Exército sírio segue com operações para controlar fronteira com o Líbano

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2015 13h03
  • BlueSky

Damasco, 5 jun (EFE).- O comando do Exército sírio afirmou nesta sexta-feira que continua com as operações na fronteira com o Líbano para recuperar seu controle total, após as conquistas obtidas nas últimas semanas.

Em comunicado divulgado pela agência de notícias oficial síria “Sana”, as Forças Armadas disseram que recentemente retomaram áreas desérticas de Ras al Maara, do monte Moussa, de Jabal Shamis al Hosen, de Qornet Tauil e os arredores de Falita, entre outras zonas da região fronteiriça síria de Al Qalamoun.

Durante estes ataques, os soldados impuseram importantes “perdas humanas e materiais aos terroristas da Frente al Nusra”, filial síria da Al Qaeda, acrescenta a nota.

O exército explicou que estas operações, nas quais contou com a cooperação do grupo xiita libanês Hezbollah e dos Comitês Populares sírios -milícias pró-governo-, fazem parte da segunda etapa de uma ofensiva em Al Qalamoun.

A primeira fase transcorreu no ano passado e nela o regime do presidente sírio, Bashar al Assad, recuperou localidades como Deir al Atiye, Nabek, Malula e Yabrud, mais dentro do território sírio em Al Qalamoun.

Os choques atuais ocorrem em partes mais próximas à fronteira com o Líbano.

O texto ressalta que a ofensiva representa “um golpe ao projeto terrorista na região” que contribuirá para garantir a segurança nas rotas de transporte entre ambos Estados, e eliminará as linhas de provisões dos opositores ao governo de Damasco desde solo libanês.

A televisão “Al-Manar”, órgão do Hezbollah, informou anteriormente que os milicianos desta organização tomaram hoje o domínio completo do vale de Rahue, no leste do Líbano, após a retirada de dezenas de jihadistas da Frente al Nusra. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.