Explosão de carro-bomba deixa ao menos 6 mortos na Somália

  • Por Agencia EFE
  • 03/12/2014 07h10

Nairóbi, 3 dez (EFE).- Pelo menos seis pessoas morreram e outras oito ficaram feridas após a explosão de um carro-bomba nesta quarta-feira nas imediações do aeroporto de Mogadíscio, a capital da Somália, informaram à Agência Efe fontes policiais.

O incidente aconteceu durante a passagem de um comboio das Nações Unidas e do governo somali, que estava a caminho do aeroporto, mas, por enquanto, não se sabe se seus ocupantes foram atingidos.

As tropas da Missão da União Africana na Somália (Amisom) isolaram e tomaram o controle da área.

Nenhum grupo assumiu, por enquanto, a autoria do atentado, mas tudo indica que se trata de uma ação do grupo islâmico radical Al Shabab.

Essa organização, que luta para instaurar um Estado islâmico radical na Somália, foi incluída em março de 2008 na lista de grupos terroristas pelo governo americano.

O Al Shabab ganhou notoriedade internacional em setembro de 2013, quando realizou um ataque contra um shopping da capital do Quênia que causou 67 mortes.

O grupo terrorista controla atualmente grandes áreas do sul e do centro da Somália, que vive em um estado de guerra civil e caos desde 1991, quando o ditador Mohammed Siad Barre foi derrubado, o que deixou o país sem um governo efetivo e nas mãos de milícias islamitas, senhores tribais e grupos de delinquentes armados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.