Explosão de minas no leste do Afeganistão mata oito pessoas

  • Por Agencia EFE
  • 02/03/2015 10h10

Cabul, 2 mar (EFE).- Pelo menos oito pessoas, entre elas quatro crianças, morreram e outras três ficaram feridas nesta segunda-feira com a explosão de duas minas em distritos da província de Nangarhar, no leste do Afeganistão, informou à Agência Efe uma fonte oficial.

Em um dos fatos, seis pessoas morreram quando uma mina explodiu durante a passagem do veículo no qual viajavam no distrito de Achin, por volta das 13h local (6h30, em Brasília), disse o porta-voz da polícia provincial, Hazrat Hussain Mashriqiwal, que concretizou que duas das vítimas mortais eram crianças e outras duas mulheres.

Além disso, duas pessoas ficaram feridas por causa da detonação dessa mina.

No começo da manhã, outra bomba improvisada (IED, sigla em inglês) colocada sob uma ponte no distrito de Surkhroad causou a morte de dois menores e deixou um terceiro ferido.

O porta-voz policial lamentou que a maioria das vítimas da explosão de minas sejam civis.

Os artefatos explosivos improvisados são, junto aos ataques suicidas, os métodos mais recorrentes dos talibãs para atacar as forças afegãs e internacionais, embora na prática causem um elevado número de vítimas civis.

O Afeganistão atravessa uma etapa de aumento da violência após a retirada no final de 2014 da missão Isaf da Otan, substituída pela operação “Apoio Decidido” que mantém entre 3 mil e 4 mil soldados aliados em tarefas de formação do Exército afegão junto cerca de 10,8 mil militares dos Estados Unidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.