Exportações de aço caem 19,1% em volume no primeiro trimestre

  • Por Agencia EFE
  • 28/04/2014 11h59

Rio de Janeiro, 28 abr (EFE).- As exportações de aço do Brasil caíram 19,1% em termos de volume no primeiro trimestre, até as 2 milhões de toneladas, informou nesta segunda-feira a patronal do setor, o Instituto Aço Brasil.

As exportações de aço renderam ingressos de US$ 1,5 bilhão, com uma queda de 6,9% em comparação ao mesmo período do ano anterior, segundo um comunicado da patronal.

O Brasil, principal produtor de aço da América Latina, elevou sua importação de produtos siderúrgicos em 3,9%, com um volume de 877 mil toneladas no primeiro trimestre, segundo o balanço.

A deterioração das exportações e o aumento das importações se explicam pela alta carga tributária no Brasil, os altos custos da energia e a alta do real com relação ao dólar registrada nos últimos meses, segundo a nota.

A produção de aço bruto chegou a 8,3 milhões de toneladas no primeiro trimestre, o que significa aumento de 1,5% com relação ao mesmo período de 2013.

O consumo interno de aço teve uma alta de 2,5% e se situou em 6,3 milhões de toneladas, principalmente devido ao empurrão do segmento de produtos siderúrgicos planos, cujas importações se expandiram 22,9%. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.