Exportações de café subiram em maio em volume e preço

  • Por Agencia EFE
  • 09/06/2014 19h57

São Paulo, 9 jun (EFE).- As exportações de café do Brasil, maior produtor mundial do grão, subiram em maio 13,4% em termos de volume e 19,5% em ingressos, com relação ao mesmo mês do ano passado, informou nesta segunda-feira o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé).

No mês passado, a quantidade de café exportado foi de 2,93 milhões de sacas, e o montante arrecadado foi de US$539 milhões. Entre janeiro e maio, os exportadores acumularam um faturamento de US$2,3 bilhões. Já em termos de volume, foram vendidos nesse período 14,5 milhões de sacas de 60 quilogramas, segundo o conselho.

“O volume exportado mostra um bom desempenho para a comercialização externa do café brasileiro porque maio é um mês que, normalmente, apresenta um resultado menor por estar próximo no final do ano da colheita”, explicou o diretor geral da Cecafé, Guilherme Braga.

Nos cinco primeiros meses do ano, os principais destinos do café brasileiro foram os Estados Unidos, com um volume de 2,95 milhões de sacas (20% do total); seguido da Alemanha, com 2,84 milhões de sacas (20%); e Itália, com 1,12 milhões sacas (8%).

Entre janeiro e maio, 84,8% do café exportado pelo Brasil foi da variedade arábica, a de maior qualidade; 9,5% representou o grão solúvel; e 5,6% o robusto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.