Farc confirmam que chefe guerrilheiro já está em Havana para negociações

  • Por Agencia EFE
  • 28/12/2014 21h48

Havana, 28 dez (EFE).- A delegação das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) nos diálogos de paz com o Governo confirmou neste domingo que já está em Havana o chefe guerrilheiro “Joaquín Gómez” para participar dessas negociações.

O chefe do Bloco Sul das Farc, Milton de Jesús Toncel Redondo, conhecido como “Joaquín Gómez”, assumirá funções na Subcomissão Técnica, que “buscará aproximações” entre o Governo e o grupo rebelde, em torno ao ponto referido ao fim do conflito, segundo informou um comunicado da guerrilha.

O texto também explicou que a presença do “comandante Joaquín” em Cuba, é “um novo gesto de paz” das Farc, que expressa “a determinação” do grupo insurgente em “avançar rumo à assinatura do acordo final que sentará as bases da Colômbia do futuro”.

Por sua vez, o Governo da Colômbia tinha anunciado neste domingo em Bogotá que a ida de “Gómez” para Cuba “aconteceu seguindo todos os protocolos estabelecidos e com autorização expressa do presidente da República”, Juan Manuel Santos.

Além disso, informou que o guerrilheiro, que é membro do Secretariado, principal órgão das Farc, fará parte da subcomissão do fim do conflito na qual se discutem temas específicos como a desmobilização, o desarmamento e a reintegração dos combatentes.

A subcomissão do fim do conflito é liderada pelo general Javier Flórez, por parte do Governo, e Henry Castellanos Garzón, conhecido como “Romaña”, pela guerrilha.

O fim do conflito é o último tema que será tratado pelas equipes negociadoras do Governo e da guerrilha, mas para agilizar o processo se criou há alguns meses uma subcomissão que se encarregará de avançar nos aspectos técnicos deste último ponto. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.