Filial do Estado Islâmico no Iêmen reivindica atentados em Sana

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2015 17h25

Sana, 17 jun (EFE).- A filial do grupo terrorista Estado Islâmico (EI) no Iêmen reivindicou os atentados com carros-bomba e artefatos explosivos nesta quarta-feira na capital Sana, que deixaram pelo menos um morto e vários feridos.

Em comunicado divulgado através das redes sociais, o braço iemenita do EI assegurou que realizou um ataque com quatro carros-bomba estacionados perto de edifícios relacionados com o movimento rebelde xiita dos houthis, em diferentes áreas da cidade.

Um primeiro veículo explodiu perto da mesquita Al Qabsy, no centro de Sana, lugar que o grupo jihadista qualificou como “templo dos xiitas infiéis”.

O segundo carro-bomba teve como alvo a mesquita de Al Qubba Al-Khadra, detalhou a nota, emitida poucas horas depois dos atentados.

O terceiro veículo explodiu nas proximidades da sede do escritório político do movimento dos houthis, no bairro de Al Yaraf, no norte da capital, e um quarto explodiu perto do que os jihadistas denominam em seu comunicado como o “esconderijo do infiel e criminoso Taha Al Mutauaqil”, um dirigente dos houthis.

Segundo o EI, as explosões “causaram a morte e ferimentos de dezenas” de houthis, embora o Ministério do Interior iemenita só tenha confirmado uma vítima mortal.

A filial iemenita do Estado Islâmico realizou recentemente vários ataques contra mesquitas frequentadas por xiitas e pessoas próximas ao movimento rebelde dos houthis.

Mais de 130 pessoas morreram no último dia 20 de março, quando vários suicidas detonaram suas cargas explosivas em diferentes mesquitas em Sana. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.