FMI apoia que países africanos aumentem déficit fiscal para combater ebola

  • Por Agencia EFE
  • 09/10/2014 13h34

Washington, 9 out (EFE).- A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, mostrou-se nesta quinta-feira a favor de que os países africanos afetados pelo broto de ebola elevem seu déficit fiscal para financiar o combate da epidemia.

“Isso não é algo que fazemos frequentemente. É positivo aumentar o déficit fiscal quando é questão de curar as pessoas”, afirmou Lagarde em entrevista coletiva no início da assembleia anual do FMI e do Banco Mundial (BM).

Serra Leoa, Guiné e Libéria, os países mais castigados pelo ebola, contam atualmente com programas de assistência financeira em andamento por parte do FMI com o objetivo de estabilizar suas contas públicas e nos quais se inclui a necessidade de reduzir seus desequilíbrios fiscais.

O fundo é caracterizado por exigir em seus programas disciplina fiscal para canalizar o déficit, por isso caracterizou a situação atual na África Ocidental como excepcional.

Lagarde se mostrou disposta a aumentar a assistência aos países afetados, para os quais o fundo já aprovou uma ajuda de emergência de US$ 130 milhões. EFE

afs/id

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.