FMI confirma que Argentina está implementando medidas sobre dados oficiais

  • Por Agencia EFE
  • 06/06/2014 22h57

Washington, 6 jun (EFE).- O diretório Executivo do Fundo Monetário Internacional (FMI) reconheceu nesta sexta-feira “a implementação pelas autoridades argentinas de todas as medidas especificadas solicitadas”, mas ressaltou que o país terá que continuar a cumprir as outras indicações que ainda estão pendentes.

O Diretório Executivo do FMI se reuniu nesta sexta-feira para analisar o relatório sobre as melhoras nas estatísticas aplicadas pela Argentina que garantem a qualidade dos dados oficiais reportados ao FMI sobre o índice de preços ao consumidor (IPC) e o produto interno bruto (PIB).

O FMI “reconheceu a implementação pelas autoridades argentinas de todas as medidas especificadas solicitadas para esta oportunidade assim como as medidas iniciais adotadas para remediar as deficiências no fornecimento de dados”.

“Segundo a decisão adotada pelo Diretório em dezembro de 2013, as autoridades argentinas devem implementar medidas previamente especificadas até fim de setembro de 2014 e fim de fevereiro de 2015”, lembrou a nota.

A Argentina aceitou modificar a metodologia utilizada nas estatísticas oficiais, cuja pouca confiabilidade gerou uma moção de censura do organismo internacional em 2013.

O encontro de hoje é o primeiro dos três previstos para observar a evolução das estatísticas argentinas, cujas conclusões serão reveladas “no mais tardar em 14 de novembro de 2014”, quando o Diretório Executivo examinará de novo o tema conforme os procedimentos do FMI.

“O FMI dá as boas-vindas ao diálogo com as autoridades argentinas para melhorar a qualidade dos dados oficiais sobre o IPC e o PIB da Argentina, e se mantém disposto a continuar este diálogo e, em nível mais geral, a continuar a fortalecer as relações com a Argentina”, concluiu o comunicado. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.