FMI pede ao Fed para atrasar alta de juros até 2016

  • Por Agencia EFE
  • 04/06/2015 12h03

Washington, 4 jun (EFE).- O Fundo Monetário Internacional (FMI) reduziu nesta quinta-feira as previsões de crescimento para os Estados Unidos para 2,5% para este ano, contra 3,1% previsto em abril, e pediu ao Federal Reserve (Fed, banco central americano) para atrasar a alta de taxas de juros até a primeira metade de 2016.

“Existe um forte argumento para esperar para aumentar as taxas de juros até que haja sinais mais tangíveis de inflação nos salários ou nos preços, dos quais atualmente são evidentes”, assinalou o FMI em seu relatório de revisão anual da economia dos EUA.

Em entrevista coletiva, a diretora-gerente do organismo, Christine Lagarde, afirmou que, “em outras palavras”, esperam “que a alta das taxas de juros (atualmente entre 0% e 0,25%) aconteça na primeira metade de 2016”.

Até agora, o banco central americano tinha proposto a primeira alta de taxas de juros em nove anos para a segunda metade deste ano, tendo em vista a recuperação econômica.

No entanto, a fraqueza dos últimos indicadores fez com que os analistas apostem em um atraso da data desta alta para o final do ano.

Sobre a contração da economia americana no primeiro trimestre de 2015, a um ritmo anualizado de 0,7%, o FMI considerou a queda como um freio “temporário”, embora tenha apontado que incidirá nas previsões do ano, que reduziu agora para 2,5% contra 3,1% calculado previamente. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.