Foguete da SpaceX explode após lançamento nos EUA

  • Por Reuters
  • 28/06/2015 15h58

Um foguete não tripulado da Space Exploration Technologies explodiu cerca de dois minutos depois de ser lançado do Cabo Canaveral, nos Estados Unidos, neste domingo, destruindo uma nave de carregamento para a Estação Espacial Internacional, disse a Nasa.

O foguete de 63 metros era o 19º lançamento da companhia de um Falcon 9 desde a sua estreia em 2010, incluindo seis carregamentos anteriores para a Nasa sob um contrato de 15 voos no valor de mais de 2 bilhões de dólares. A SpaceX, como a empresa é conhecida, é de propriedade do empresário da área de tecnologia Elon Musk.

A causa do acidente não foi identificada até o momento, segundo autoridades.

A tripulação da estação espacial tem cerca de quatro meses de suprimentos e comida a bordo, e, dessa forma, o acidente não representa um problema imediato. No entanto, a segunda linha de carregamento da Nasa, operada pela Orbital ATK, permanece inativa depois de um acidente em outubro. Em abril, uma nave de carregamento russa também fracassou ao tentar alcançar a estação.

A Rússia planeja lançar uma missão substituta na sexta-feira.

O carregamento perdido neste domingo tinha 2.477 kg de comidas, roupas, equipamentos e experimentos científicos para a estação.

Entre os equipamentos estava a primeira de duas bases para táxis espaciais em desenvolvimento pela SpaceX e pela Boeing estacionarem na estação.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.