Forte vento e ondas gigantes provocarão mais inundações na costa britânica

  • Por Agencia EFE
  • 06/01/2014 06h39

Londres, 6 jan (EFE).- As autoridades britânicas advertiram que ventos com sequências de até 112 km/h e ondas “gigantes” provocarão nesta segunda-feira inundações em algumas áreas litorâneas do Reino Unido, ao continuar o forte temporal que castiga o país desde há poucos dias.

As áreas mais afetadas serão as do oeste e as do sul da Inglaterra, segundo o Escritório Meteorológico britânico (Met), que antecipa novas inundações potencialmente “piores” que as vistas nos últimos dias.

Atualmente há declaradas mais de uma centena de advertências por inundação na Inglaterra, Escócia e País de Gales e foi emitida uma advertência severa de inundações – que implica que existe um “perigo para a vida”, segundo os especialistas – na parte baixa do Rio Stour, no condado de Dorset, sudoeste da Inglaterra.

O mau tempo causa também alterações nos transportes, com cancelamentos e atrasos em algumas rotas ferroviárias na Inglaterra, Gales e Escócia e várias estradas principais em áreas como Pembrokeshire, West Sussex, Gloucestershire, Berkshire, Somerset e Devon foram fechadas pela água. EFE