Fórum Global de Toronto destaca incertezas e oportunidades do momento

  • Por Agencia EFE
  • 08/07/2015 17h10

Toronto (Canadá), 8 jul (EFE).- O Fórum Global de Toronto começou nesta quarta-feira com a presença de líderes políticos e econômicos de todo o mundo, que destacaram as incertezas da atualidade, mas expressaram seu otimismo sobre o futuro.

O ministro do Tesouro do Canadá, Tony Clément, disse hoje que a incerteza aumentou no mundo todo e defendeu as políticas do governo canadense, mesmo depois da divulgação de pesquisas que indicam que o Partido Conservador poderia perder as eleições previstas para outubro.

Clément participou da abertura do Fórum Global de Toronto, que durante os próximos três dias reunirá na cidade canadense líderes políticos, econômicos e sociais de destaque de todo o mundo.

Na sessão inaugural, Clément aproveitou para destacar, diante de centenas de empresários norte-americanos e latino-americanos, que a situação da Grécia demonstra “a incerteza do mundo” e a fragilidade da economia global.

“O Canadá teve melhor rendimento que a maioria dos países. Agora, mais do que nunca, é o momento para que o Canadá continue pelo mesmo caminho e não aposte em um plano arriscado”, acrescentou Clément, em referência às eleições gerais de outubro.

As palavras de Clément coincidem com a publicação hoje de uma pesquisa que indica que a oposição canadense, na figura do Novo Partido Democrático (NPD), de ideologia social-democrata, é a principal alternativa ao atual governante, o Partido Conservador (PC), do primeiro-ministro Stephen Harper.

A pesquisa, que tem margem de erro de 2,2%, situa o NPD com 32% das intenções de voto, contra 29% do PC e 27% do Partido Liberal.

No primeiro dia do Fórum Global de Toronto, a diretora do Instituto de Crédito Oficial (ICO) da Espanha, Irene Garrido, disse que a possível saída da Grécia da zona do euro “é algo que não devemos contemplar por respeito aos cidadãos gregos”.

Garrido acrescentou que na Europa existe “uma vontade política para que a Grécia permaneça no euro” e explicou as políticas que permitiram que a Espanha começasse sua recuperação da profunda crise desencadeada pela bolha imobiliária e financeira.

O presidente da gigante alimentícia mexicana Bimbo, Daniel Servitje, assinalou, por sua vez, que apesar da desaceleração do crescimento econômico, a América Latina continua sendo um bom destino para os investimentos.

Servitje destacou que a região, que conta com uma população de mais de 600 milhões de habitantes, está crescendo num ritmo superior ao de muitos países desenvolvidos e que o Canadá, que destina apenas 11% de seus investimentos diretos à região, tem oportunidades na América Latina.

No entanto, Servitje recomendou aos investidores estrangeiros que “não pensem na América Latina como uma unidade” e que dediquem o tempo necessário para entender as idiossincrasias de cada país.

O Fórum Global de Toronto conta com a participação de políticos como Shimon Peres, ex-presidente e ex-primeiro-ministro de Israel; Luis Almagro, secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), e vários ministros do Canadá e de outros países latino-americanos e caribenhos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.