França confirma sinais de que houve fumaça em avião acidentado da EgyptAir

  • Por Agência EFE
  • 21/05/2016 09h05
EFE EgyptAir

Os investigadores franceses confirmaram neste sábado (21) que o avião da EgyptAir que caiu na quinta-feira passada no Mar Mediterrâneo emitiu sinais de presença de fumaça em seu interior logo antes do acidente.

“Podemos confirmar que os sensores do aparelho emitiram mensagens que indicavam que havia fumaça na cabine pouco antes de as comunicações serem interrompidas”, disse à Agência Efe um porta-voz do Escritório de Investigação e Análise (BEA) da França.

O BEA está associado à investigação do acidente porque o avião, um Airbus, é montado na França, e também porque o mesmo tinha partido do aeroporto parisiense de Roissy-Charles de Gaulle e 15 de seus 66 ocupantes eram franceses.

Os sinais de presença de fumaça são emitidos automaticamente através de um sistema denominado ACARS, acrescentou o porta-voz.

Este elemento, que tinha sido revelado pelo site especializado “The Aviation Herald”, “não permite, por enquanto, tirar qualquer conclusão sobre as causas do acidente”, afirmou o funcionário do BEA.

O porta-voz acrescentou que a presença de fumaça indica que houve fogo, mas isso não o leva “a destacar nenhuma hipótese”.

“Até que sejam encontrados os destroços do avião, será impossível determinar as causas do acidente”, afirmou o funcionário.

O avião da EgyptAir, que fazia a rota entre Paris e a cidade do Cairo, caiu no mar efetuando duas voltas bruscas após desaparecer dos radares e perder altitude a uma grande velocidade.

Segundo o “Aviation Herald”, o sistema ACARS revelou que às 2h26 locais (21h26 de Brasília da quarta-feira) foi detectada fumaça no banheiro do Airbus A320 e, um minuto depois, o sistema enviou uma nova mensagem alertando que também havia fumaça proveniente dos sistemas eletrônicos.

A última comunicação enviada do avião foi às 2h26 locais (21h29 de Brasília da quarta-feira) e o contato foi perdido quatro minutos depois, segundo o site.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.