França convoca embaixadora dos EUA por revelações sobre espionagem

  • Por Agencia EFE
  • 24/06/2015 07h25

Paris, 24 jun (EFE).- O Ministério das Relações Exteriores da França convocou nesta quarta-feira, de forma imediata, a embaixadora dos Estados Unidos na França, Jane D. Hartley, para que dê explicações sobre as últimas informações sobre as ações de espionagem às quais foram submetidos os três últimos presidentes franceses.

A última convocação desse tipo, lembraram fontes oficiais à Agência Efe, foi em outubro de 2013, data na qual seu antecessor no cargo, Charles Rivkin, foi chamado a prestar esclarecimentos pelas revelações sobre a espionagem americana a empresários e políticos franceses, entre outros.

Agora, os franceses querem explicações sobre as escutas iniciadas em 2006, e que prosseguiram até maio de 2012, pela Agência Nacional de Segurança (NSA, sigla em inglês) dos EUA para espionar – segundo divulgaram ontem à noite os meios franceses “Libération” e “Médiapart” – Jacques Chirac, Nicolas Sarkozy e François Hollande.

Essas práticas entre países aliados são “inaceitáveis”, disseram hoje o governo e a presidência da França em comunicado. Além disso, afirmaram que o país não está disposto a tolerar “nenhum ato que questione sua segurança e a proteção de seus interesses”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.