França destrói comboio de AQMI que transportava armas no norte do Níger

  • Por Agencia EFE
  • 10/10/2014 13h14

Paris, 10 out (EFE). – As tropas francesas no Sahel interceptaram e destruíram no norte de Níger um comboio de veículos armados do grupo terrorista Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI) quando transportava armas da Líbia ao Mali, informou nesta sexta-feira o Palácio do Eliseu em comunicado.

A operação, que aconteceu na noite passada, foi realizada em cooperação com as autoridades nigerinas e conseguiu confiscar uma grande quantidade de armas e neutralizar os membros do grupo, com alguns capturados.

O ataque ocorreu no marco da operação Barkhane, desdobrada em apoio às forças de segurança dos Estados do Sahel e da missão da ONU no Mali, alvo nos últimos dias de ataques por parte de grupos terroristas.

O presidente francês, François Hollande, ordenou manter as operações contra estes grupos armados, que “ameaçam a paz e a segurança no conjunto da região” no momento em que a Argélia negocia um acordo de paz e uma reconciliação duradoura no Mali.

Ele aproveitou a ocasião para “reafirmar a determinação da França para enfrentar toda sua responsabilidade na luta contra os grupos armados terroristas que ameaçam a paz e a segurança, tanto na África quanto no Oriente Médio”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.