França detém terceiro suspeito de fazer parte do assassinato de padre

  • Por Estadão Conteúdo
  • 10/08/2016 10h37
SAI25 - SAINT ETIENNE DU ROUVRAY (FRANCIA), 27/07/2016. - Algunas Personas rinden tributo en un monumento improvisado al sacerdote Jacques Hamel, que murió durante una toma de rehenes ayer 26 de julio en Saint-Etienne-du-Rouvray, hoy, miércoles 27 de julio de 2016, cerca de la iglesia de Saint Etienne, (Francia). Según los informes oficiales, dos de los secuestradores yihadistas fueron muertos por la policía. EFE/IAN LANGSDON EFE Ataque igreja frança 2

A polícia da França deteve um homem suspeito de fazer parte do assassinato de um padre francês, no mês passado, em uma igreja, enquanto os investigadores examinam se o assassinato foi obra de um grupo maior de seguidores do Estado Islâmico.

O homem foi detido na última segunda-feira, 8, na região de Toulouse, cidade que fica a 804 quilômetros ao sul da igreja de Saint Etienne du Rouvray onde o ataque ocorreu, no final de julho, disse um porta-voz do procurador anti terrorismo da França nesta quarta-feira, 10. Não foram divulgados mais detalhes sobre o suspeito. A polícia pode interrogá-lo por até 96 horas sem apresentar acusações preliminares contra ele.

A mais recente ação mostra que os investigadores ainda estão traçando os contatos de Adel Abdel Malik Kermiche e Nabil Petitjean – ambos de 19 anos – suspeitos do assassinato. Os policiais buscam por provas de envolvimento com o Estado Islâmico, assim como outros seguidores do grupo na França. 

Ainda não está claro como os dois homens, que alegaram fidelidade ao Estado Islâmico, tinham conspirado antes do ataque, já que moravam a mais de 643 quilômetros de distância um do outro. A possibilidade de que um terceiro homem, de ainda mais longe, esteja envolvido no ataque, levanta a possibilidade de que uma rede de apoiadores do Estado Islâmico na França participou na organização do ataque ou pelo menos estavam cientes disso de antemão.

Os dois homens atacaram a igreja durante uma missa de manhã e cortaram a garganta do padre na frente de dois paroquianos e três freiras idosas. Os dois assassinos feriram outro homem com uma faca antes que a polícia chegar.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.