Funcionária de Banco Central argentino é presa por roubar cédulas em desuso

  • Por Agencia EFE
  • 20/03/2014 21h03

Buenos Aires, 20 mar (EFE).- Uma funcionária do Banco Central da República Argentina (BCRA) foi presa nesta segunda-feira, acusada de roubar da entidade mais de 90 mil pesos (US$ 11 mil) em cédulas fora de circulação e trocá-las em bingos de Buenos Aires por dinheiro legal.

Segundo a Superintendência de Investigações Federais da Polícia Federal argentina, vários locais de jogo da periferia portenha estavam entregando aos bancos dinheiro em desuso que deveria estar depositado no BCRA, o que os levou a suspeitar de envolvimento interno.

Durante uma revista na casa que a funcionária possui no município de Berazategui, na região metropolitana de Buenos Aires, a polícia expropriou 90 mil pesos em cédulas inutilizadas pela entidade emissora e que deveriam estar em seus cofres.

Os investigadores acreditam que a empregada retirava nota de 100 pesos que tinham sido inutilizadas por rasgos ou manchas antes de serem enviadas à usina de destruição de papel-moeda que o BCRA possui na província de Santiago del Estero, no noroeste de Buenos Aires.

Segundo a polícia ela trocava o dinheiro por fichas em bingos e cassinos e, passadas algumas horas, voltava a retirar o dinheiro depositado, desta vez em cédulas legais do caixa.

O papel-moeda tem uma meia vida de três anos, mas os problemas da inflação argentina, que só nos dois primeiros meses do ano chegou a 7,1% reconheceu o governo, fazem com que as notas sejam mais usadas e se desgastem antes, o que obriga a aumentar o giro de substituição. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.