FUP aceita proposta da Petrobras e greve de petroleiros pode ser encerrada

  • Por Agência Estado
  • 13/11/2015 16h58

Petroleiros da Revap (Refinaria Henrique Lages) Lucas Lacaz Ruiz/Folhapress Petroleiros da Revap (Refinaria Henrique Lages)

A diretoria da Federação Única dos Petrobras (FUP) aceitou a proposta apresentada pela Petrobras e decidiu indicar o fim da greve iniciada no dia 1º deste mês. Nesta sexta-feira (13), sindicatos afiliados, em todo o País, realizarão assembleias para votar a indicação pelo fim da greve. Mas, caso a empresa não cumpra com o que foi fechado em acordo, a paralisação pode ser retomada. 

Além de conceder reajuste de 9,53% e manter os benefícios trabalhistas previstos no acordo do ano passado, a Petrobras se dispôs a formar um grupo de trabalho técnico para discutir o plano de investimento e a venda de ativos. Neste grupo, os sindicalistas terão o mesmo direito de decisão que os representantes da empresa. No prazo de 60 dias, será concluído um relatório para ser entregue à diretoria e ao governo federal.

“Pela primeira vez, teremos a chance de disputar os rumos do plano de negócios da Petrobras, propondo alternativas para o endividamento que levem em conta os impactos da redução dos investimentos no PIB, na geração de empregos, na balança comercial do setor e na arrecadação de royalties”, afirmou a FUP, em nota oficial.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.