Furacão Carlos se torna tempestade tropical próximo ao litoral do México

  • Por Agencia EFE
  • 17/06/2015 12h45

Cidade do México, 17 jun (EFE).- O furacão Carlos perdeu força nesta quarta-feira e se tornou tempestade tropical próximo ao litoral dos estados de Colima e Jalisco, no oeste do México, informou o Serviço Meteorológico Nacional (SMN).

Deste modo, Carlos perde intensidade “rapidamente” e amanhã poderia se transformar em “baixa remanescente”, segundo o boletim emitido pelo organismo às 7h15 (horário local, 9h15 em Brasília). Atualmente, ele está a oito quilômetros da Praia Careyes, a 20 quilômetros da Praia Perula e a 125 quilômetros de Cabo Corrientes, os três lugares em Jalisco.

Carlos, o terceiro fenômeno da temporada no Oceano Pacífico, após Andrés e Blanca, se desloca em direção norte-noroeste a 15 km/h e registra ventos sustentados de 75 quilômetros e sequências de 95.

O Sistema Nacional de Defesa Civil declarou alerta vermelho no sudoeste de Jalisco e laranja no centro e no sul do estado. Em Nayari, Baja California Sur e Durango o órgão mantém alertas menores.

Segundo o SMN, a tempestade irá provocar chuvas fortes e tempestades elétricas, com chance de granizo e rajadas de ventos nos estados de Nayari e Jalisco, assim como precipitações no litoral e serras de Colima e Michoacán. EFE