Gary Kasparov solicita nacionalidade croata
Zagreb, 4 fev (EFE).- O ex-campeão mundial de xadrez Gary Kasparov, conhecido crítico do presidente da Rússia, Vladimir Putin, solicitou nacionalidade croata, informou nesta terça-feira o jornal “Slobodna Dalmacija”, da cidade de Split, em sua versão eletrônica, citando fontes do Ministério do Interior.
O pedido da lenda do xadrez, que visita a Croácia com frequência, está passando pelo procedimento legal previsto pelo Ministério do Interior para estrangeiros, e a resposta provavelmente será positiva, de acordo com as fontes citadas.
Durante o verão europeu, Kasparov costuma ficar em Makarska, cidade próxima a Split, e entende bem o croata, idioma próximo ao russo.
O periódico croata lembra que Kasparov está atualmente em uma campanha para ser eleito presidente da Federação Internacional de Xadrez (Fide) e que seu rival principal é o atual presidente da federação, o também russo Kirsan Ilyumzhinov.
Ainda segundo o “Slobodna Dalmacija”, o ex-enxadrista pediu cidadania letã em outubro do ano passado, para facilitar suas atividades políticas na Rússia. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.