Google desenvolve “colher inteligente” para ajudar doentes de Parkinson
Washington, 27 nov (EFE).- Uma empresa pertencente ao Google desenvolveu uma “colher inteligente” para ajudar pessoas que sofrem com tremores associados à doença de Parkinson, segundo um comunicado divulgado nesta quinta-feira.
“Queremos ajudar as pessoas em sua vida cotidiana e esperamos aumentar a compreensão sobre a doença a longo prazo”, explicou em comunicado Katelin Jabbari, porta-voz da companhia californiana.
O Google adquiriu recentemente a empresa Lift Lab, encarregada do desenvolvimento da “colher inteligente”.
A tecnologia empregada no projeto da colher detecta quando a mão está tremendo e faz ajustes instantâneos para manter o equilíbrio e reduzir os tremores em até 76%, segundo o observado nos testes clínicos.
Calcula-se que mais de 10 milhões de pessoas no mundo todo vivam com tremores associados ao Parkinson, entre elas a mãe do cofundador do Google Serguei Brin.
O Parkinson é a segunda doença neuro-degenerativa mais frequente após o Alzheimer e é caracterizada pela perda progressiva de neurônios que produzem dopamina em uma região do cérebro.
A perda de dopamina cerebral como consequência da morte neuronal se traduz em manifestações motores típicas da doença, como rigidez muscular, tremores e lentidão nos movimentos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.