Google reúne todos os controles de privacidade em um único lugar

  • Por Agencia EFE
  • 01/06/2015 14h43

Madri, 1 jun (EFE).- O Google anunciou nesta segunda-feira que reunirá todos os controles de privacidade e segurança de seus serviços em um único lugar.

Através da opção “Minha conta”, que é o painel de gestão centralizada, o usuário poderá administrar suas preferências de segurança e privacidade em serviços como Gmail, o buscador, YouTube, Chrome, Google Maps e Google +, entre outros.

O coordenador de produto do Google, Andreas Tuerk, explicou à Agência Efe que estas mudanças visam facilitar o acesso e a gestão desses controles, dar mais visibilidade a eles e também aumentar a conscientização dos usuários em relação à privacidade.

Tuerk afirmou que apesar de os usuários estarem convencidos que seus dados devem ser privados e estar acessíveis apenas para eles, são poucos os que acreditam ter controle sobre eles.

“Achamos que poderíamos melhorar significativamente esta situação”, acrescentou.

Todas as opções, informações oferecidas e controles reunidos em “Minha conta” estavam previamente disponíveis para os usuários, mas em diferentes locais.

Esse painel único agora estará formado por três pilares: login e segurança, informações pessoais e privacidade, e preferências da conta. Ele estará disponível tanto para usuários que tenham contas do Google como para os que não, mas que quiserem acessar o histórico de buscas, configurar preferências de publicidade ou pedir que o Google não registre sua atividade completamente, por exemplo.

Para que os que tiverem conta no Google, a seção “login e segurança” tem a ver com senhas, verificação em dois passos, recuperação de conta, alertas por comportamentos suspeitos, notificações e atividade de dispositivos associados.

Em “informações pessoais e privacidade” é possível saber que controles de privacidade estão ativos ou não, saber a informação pessoal concedida, configurar os anúncios, acessar o histórico da conta e controlar o conteúdo.

Em “preferências da conta” há controles de idioma e voz, informação sobre armazenamento e a possibilidade de apagar a conta ou certos serviços do Google.

Com “Minha conta”, o usuário pode baixar todos os seus dados para carregá-los em plataformas alheias ao Google. Além deste painel, a empresa inicia nesta segunda-feira um site no qual responde a diferentes perguntas sobre privacidade e proteção de dados. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.