Governo colombiano e Farc chegam a acordo para retirada de minas

  • Por Agencia EFE
  • 07/03/2015 18h10

Havana, 7 mar (EFE).- O governo colombiano e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram neste sábado em Havana um acordo de retirada de minas que incluirá a limpeza de territórios nos quais haja presença de artefatos explosivos.

O anúncio foi feito em entrevista coletiva da qual participaram representantes dos países fiadores do processo de paz, Cuba e Noruega, e equipes do governo colombiano e das Farc, lideradas por seus chefes negociadores Humberto de la Calle e “Ivan Márquez”, respectivamente.

Trata-se de um acordo “para avançar na construção da confiança e a fim de contribuir para gerar condições de segurança para os moradores que se encontram em zonas de risco pela presença de minas”, segundo o comunicado conjunto lido hoje pelos representantes de Cuba e Noruega, Rodolfo Benítez e Dag Nylander.

O chefe negociador do governo, Humberto de la Calle, afirmou em uma declaração posterior que o Executivo colombiano e a guerrilha trabalharão “conjuntamente” a partir de hoje para limpar os territórios de minas terrestres em uma operação que será coordenada pela Noruega.

“A proposta de retirada de minas é um primeiro passo, mas um passo gigante rumo à paz, isto é uma prova de que estamos trabalhando na direção correta”, afirmou.

Com este “novo e decisivo” passo, insistiu De la Calle, as delegações de paz do governo e da guerrilha, reunidas em Havana desde novembro de 2012, conquistam maior “confiança” para pôr fim ao conflito armado colombiano que já dura mais de 50 anos.

Por sua parte, o chefe negociador das Farc, Luciano Marín Arango, conhecido como “Ivan Márquez”, declarou que hoje é “um dia memorável” para o processo de paz.

“Vamos por um bom caminho”, comentou “Márquez”, ao ressaltar que as partes negociadoras entregaram à Colômbia “um acordo humanitário” que contribuirá ao fim do conflito. EFE

sga-arj/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.