Governo e oposição da Venezuela retomarão diálogos nesta semana
Bogotá, 12 mai (EFE).- O governo e a oposição da Venezuela retomarão nesta semana os diálogos que iniciaram no último dia 10 de abril para buscar uma saída ao conflito nesse país, informou nesta segunda-feira a chanceler da Colômbia, María Ángela Holguín.
“Na quinta-feira teremos reunião para retomar esses diálogos. Esta primeira fase foi, eu diria, como de catarse. Não havia reuniões entre governo e oposição há 15 anos”, disse Holguín em um programa institucional do governo colombiano.
A chanceler acrescentou que nesta quinta-feira o governo e a oposição se encontrarão para fazer um balanço dos resultados obtidos até o momento nos diálogos.
“Dissemos muito ao governo venezuelano que tentaremos avançar para que o povo acredite no diálogo na Venezuela, onde eu acho que não há nenhuma outra solução entre as partes”, acrescentou a titular de Relações Exteriores da Colômbia.
A chefe da diplomacia colombiana integra a missão da União de Nações Sul-Americanas (Unasul) que exerce de mediadora entre as partes na Venezuela junto com o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, e o chanceler do Equador, Ricardo Patiño.
O governo do líder venezuelano, Nicolás Maduro, e a oposição liderada pelo ex-candidato presidencial, Henrique Capriles, aceitaram há um mês iniciar os diálogos como uma saída à crise que vive este país pelos protestos antigovernamentais que começaram há três meses.
Esses protestos deixaram até agora quase 50 mortos e dezenas de detidos. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.