Governo federal estuda estímulo para contratação de geração de energia distribuída

  • Por Reuters
  • 02/02/2015 19h43

O governo federal está estudando mecanismos para acelerar a contratação direta pelas distribuidoras de energia de fontes alternativas como solar, eólica e biomassa, conectadas diretamente nas redes das concessionárias de distribuição, a chamada “geração distribuída”, disse à Reuters uma fonte do governo a par do assunto.

A medida integra o pacote que está sendo elaborado pelo governo federal de ações para aumentar a oferta de energia e buscar a eficiência no consumo de eletricidade do país. O pacote deve ser apresentado à presidente Dilma Rousseff no próximo dia 12.

Apesar dessas medidas, uma outra fonte do governo assegura que “racionamento de energia não está na agenda” do país.

A ideia em estudo seria desvincular o repasse dos custos da geração distribuída do chamado Valor de Referência (VR), tido como baixo, para estimular as distribuidoras a realizarem chamada pública para adquirir diretamente energia da “geração distribuída”.

Além de centrais solares que são de rápida instalação, a medida poderia viabilizar contratos com usinas de biomassa, que usam como combustível para gerar energia materiais como bagaço de cana-de-açúcar, por exemplo.

*Leonardo Goy

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.